domingo, 8 de maio de 2011

Viva La Veci!

Ontem vivemos momentos especiais aqui em Buenos Aires. No La Vecindad lotado, com aproximadamente 60 pessoas, fizemos um show muito legal, abrindo nossa temporada "oficial" na Argentina. Como falamos no último post, o La Vecindad é um espaço de criação multimídia que surgiu como coletivo Brasil-Argentina ligado à produção de programas de rádio na internet, video-documentários e afins. A energia do lugar é muito massa, todos são muito "buena onda". Nos receberam muito bem, e logo já estávamos perfeitamente ambientados, conversando com a galera e transcendendo a barreira linguística entre o português, o espanhol e o portunhol. Apresentamos o material que trouxemos do Brasil, o catálogo do Fora do Eixo Minas, e Salgado e Fofão conversaram com o pessoal de lá sobre a experiência do Coletivo Fórceps, de Sabará, e do Festival Escambo. Toda a conversa começou porque Lorena falava sobre a dificuldade de se organizar festivais de pequeno e médio porte em Buenos Aires, então os dois falaram da trajetória do Escambo, que começou em formato diminuto e hoje conta com intentivo governamental e tem a possibilidade de trazer artistas de destaque na cena nacional.



O pessoal do La Vecinda armou tudo para poder transmitir a noite ao vivo via Livestream, e pelo que pude acompanhar durante o evento, a parada ficou boa. Conversei bastante com o Juank, ex-baixista dos Falsos Conejos, e também com Lorena, uma das articuladoras do local. Ela é muito gente fina, fala português, mas preferi falar em espanhol, para ficar melhor no idioma. Fofão, Salgado e Paulão também estão ensaiando suas frases em espanhol, como eu lhes disse, com o tempo eles acabam aprendendo de tanto ouvir, e ontem eles trocaram idéia com o público lá do La Vecinda, assim como eu.Tem sido bom praticar o espanhol, o fato de pelo menos fazermos o esforço de falar o idioma deles ajuda ainda mais nesse processo de integração. 

Antes da noite começar, comemos um pratão de arroz, feijão e farofa de ovo, idealizado pela Carol, do La Vecinda, e realizado por vários braços. Achamos engraçado sair do Brasil pra comer feijão aqui. Também achamos engraçado os argentinos falando "feijão", e descobrimos que o mais difícil de achar aqui é a farofa, que tem que ser feita passo a passo, dourando a farinha, temperando e mandando o ovo. Conversamos um pouco mais com Leandro Conejo antes dele começar a se preparar para o show dos Falsos Conejos.

Eu nunca tinha visto os Conejos ao vivo. Eles passaram por Sabará no ano passado, mas eu não estava m Belo Horizonte quando isso aconteceu. Conhecia o disco deles, YYY, e curto muitas das músicas, principalmente "Villazón". O show foi doido demais, sou mais fã ainda dos Conejos! Foi o primeiro show com a nova formação, contando com o baixista Facundo Conejo.  Curti ver o Matias tocando bateria com a banda, sua expressão corporal é muito louca, ele incorpora a música, em outras palavras, "baixa um santo nele" na hora do show, muito legal. Os Conejos tem boa presença de palco, e os temas incluem improvisações e também variações de climas, no que eles se aproximam da nossa proposta.

Quando começamos a preparar nossas coisas já eram quase 2 da manhã. Os rocks aqui começam bem mais tarde, por volta da 01:00. Arrumamos tudo e já mandamos direto a primeira música, "Não Mais". Seguimos com "A Laje, o sofá e o asfalto", música nova que entrará no nosso disco e que o público aqui de Buenos Aires foi o primeiro a conhecer, Salto no Vazio, A Fuga das Mulheres Ruivas para Vênus, Hum, Tio Sun, De Tanto Ser e Fuga 2 (Sem Ela). Na música "Hum" a Carou fez uma intervenção "noise" muito doida, enriquecendo o clima.Nos divertimos muito!  Eu fui encarregado de conversar com o público, agradecer a galera massa demais da Vecinda, dos Conejos, os presentes e afirmar que essa é só a primeira vez que estamos aqui, quiçá a primeira de muitas, pois estamos muito contentes em viver isso. O público daqui é foda (ou, como se diz aqui, "zarpado"), curtiu o show todo e no meio das músicas começaram a gritar "olê, olê, olê, olê, quatro, quatro! Foi meio surreal, parecia torcida de estádio.

Ao final do show também foi muito massa que as pessoas queriam conversar com a gente, saber como está a cena no Brasil, como é a onda do trabalho em rede, dos projetos de circulação de artistas, mini-turnês e etc. Muitos vinham para falar sobre projetos musicais ou envolvendo outras mídias, nos perguntando se não poderíamos participar e tudo mais. Como por enquanto o nosso foco é a gravação do Cd, agradecemos e falamos que está osso no momento, mas que futuramente podemos pensar em fazer algo em parceria, nós do Brasil e eles em Buenos Aires.

Depois do nosso show teve a apresentação do Proyecto Desestructura, mais uma colaboração Brasil-Argentina. Trata-se de uma pesquisa muito legal de timbres e ruídos com a utilização de uma bateria, um vibrafone adaptado, um djembê e diversas bugingangas, como uma tampa de panela com bolinhas de metal dentro, ou mesmo uma bola de sinuca, uma tampa de chaleira para tirar timbres de prato, dentre outras doidêras, e uma parafernália barulhista com a adição de uma guitarra tocada de forma completamente heterodoxa (entenda-se com uma placa de metal em cima da captação, por sobre a qual se passava uma escova, ou mesmo uma palha de aço e uma vareta metálica...enfim, doidêra demais). A reação da galera era variada, e não poderia ser diferente. O formato da apresentação foi totalmente anti-convencional, com a bateria e o equipamento "barulhista" frente a frente, e um improviso de aproximadamente 50 minutos. Fiquei muito bem impressionado com o trabalho deles.

Só saímos do La Vecindad depois das 06:00. Chegamos em casa às 07:00 e fomos direto dormir. Eu acordei mais cedo que a galera e fui a um locutorio ligar pro Brasil, afinal hoje é dia das mães. Hoje é dia de descanso, fiquei em casa o dia todo. Fofão, Salgado e Paulão saíram pra dar uma volta e proveavelmente ir a um locutorio. Agora temos internet em casa, isso é uma beleza, poderemos atualizar o blog e as redes sociais mais adequadamente e subir os vídeos que fizemos.

Agora é nos concentrarmos na gravação, que começa na terça. Amanhã o dia é livre, mas precisamos conversar algumas coisas por aqui pra gravação sair a contento. Continuaremos a mandar informações!

Aquele abraço! E viva La Veci!
Abaixo algumas fotos daqui!

Raul
4Instrumental + Carou






3 comentários:

Hanna Carolina disse...

Que legal!! Mto doido esse povo gritar nos shows como no futebol. Que bom que estao fazendo sucesso e principalmente, estao se divertindo trabalhando! Estou FELIZ por vcs! Beijos

Cacau disse...

parabéns gurizada!
saudades de vcs, bjs!

Anônimo disse...

Este "grito de guerra" tem que ser importado para as terras tupiniquins!Tá muito foda, gente, parabéns! Mantenham-nos atualizados!