segunda-feira, 2 de julho de 2012

Roteiro Objetivo

Tenho sido questionado por algumas pessoas sobre o nosso processo de composição. "Como desenrolar um tema, já que vocês não tem letra?" 
Não existe uma "regra de composição" na banda. Cada um de nós tem a sua fonte de inspiração,  mas resolvi dar início a uma série de postagens onde vamos tentar falar um pouco sobre como foi o processo de composição das músicas do disco 4.1. Para essa primeira postagem escolhi a música "Salto no Vazio", composta por mim (Tiago Salgado) e arranjada por todos da banda.

"Salto no Vazio" foi inspirada numa fotomontagem do ano de 1960, do francês Yves Klein, de nome O Salto no Vazio. Na época em que a compus, eu morava com uma amiga estudante de artes plásticas e ela havia deixado essa imagem na tela do computador. Essa imagem me provocou uma sensação de libertação muito grande, uma queda livre que nunca chega ao fim. 


Me sentei ao teclado e criei o tema do piano. Tema que fica se repetindo, num movimento cíclico e que apesar de provocar diferentes sensações, sempre volta ao mesmo lugar.  As guitarras do Thiago Guedes soam como se fossem pensamentos conturbados, tentando achar uma saída para aquilo tudo. Até que no meio da música temos um tema representando o vazio total, como "presença da ausência". É quando toda a banda pára, só ficando o teclado fazendo uma pequena frase que se repete numa luta contra toda essa angústia. Em seguida, a banda volta tocando mais forte... Bateria, baixo e guitarra gritam, tentando sair desse vazio e é quando voltamos ao começo, retomando o tema inicial...


Tiago Salgado - teclados e flauta




Nenhum comentário: