E aí, galera!?!!??
A pré-produção do nosso disco começou a todo o vapor!Durante as primeiras semanas de janeiro tentamos, em vão, arrumar um sítio para deixar os equipamentos montados e ensaiar por mais tempo. Surgiu então a idéia de ensaiarmos na Casa de Cultura José de Figueiredo, sede do Coletivo Fórceps e da Ong Leão, no meio do centro histórico de Sabará. Veio muito a calhar, inclusive para reforçar o caráter colaborativo da coisa.
Os ensaios estão sendo muito produtivos, assim como as reuniões para esquematizar as datas de gravações. Inicialmente tivemos algum problema com equipamentos, mas nada que não pudesse ser solucionado com um “baguinho” e alguma disposição!
Como se tratam de músicas que tocamos ao vivo no atual formato desde que eu(Raul) entrei na banda, estamos focando os ensaios em duas músicas de cada vez, que são “dissecadas” para ver se os instrumentos estão soando bem, se as notas se encaixam, esse tipo de coisa. Na verdade “dissecada” não é o termo certo, pois remete a um corpo morto, e as músicas, especialmente durante o processo de pré-produção, são muito vivas....então acho que tá mais pra “raio-x”...rsrsrs
Disso surgiram algumas idéias novas, e também a consolidação de outras que foram aparecendo nos shows. Especificamente na música “Hum”, pegamos como base o registro ao vivo do show no Festival Calango, http://www.youtube.com/watch?v=BC9POOapLJ8 que consideramos ser um de nossos melhores, para formatar a parte final da música, que se deixar a gente fica cinco minutos tocando o riff....(rsrs). Essa música está mais adiantada. Fofão criou um riff de passagem entre a quebradeira do começo e a do final (rsrsrs), foi bom para dar uma respirada, pois essa parte é bem frenética. Passamos a música mais de 8 vezes, fora as diversas repetições para cravar as passagens. No final a coisa deu certo.
Outra que pegamos pesado foi a “Não Mais”. Essa sim exigiu alguma adaptação, pois introduzi uma caixa de 10 polegadas para conseguir um timbre mais agudinho, por vezes parecido com um sampler. Salgado também está testando uns timbres nos brinquedinhos dele e Paulão chega sempre com umas frases psicotrópicas que a gente passa o maior rabo pra acompanhar....(rsrsrs). Além disso tivemos que parar em algumas transições para ver se a passagem estava coerente. Eu fico sempre cismado que as viradas tem que fugir do esquema “batendo em caixotes”, e por isso demoro pra decidir pelas figuras. O processo é esse mesmo, isso é que é o legal da coisa, a sensação de que tá tudo em constante adaptação, até adquirir a forma na qual o registro será feito.
Durante a semana nos reunimos na Casa de Cultura José de Figueiredo para acertar datas de gravação, opções de estúdio e a logística toda – equipamentos e afins. Alguns avanços importantes foram feitos, mas preferimos ter tudo confirmado para liberar as informações, pois sabem como é, ficar falando antes da hora dá um azar danado. Estamos trabalhando e assim continuaremos, pra chegar em abril e gravar a coisa direito.
Seguem em anexo nesse post dois vídeos feitos durante os ensaios de nossa pré-produção, o primeiro no processo de “domagem” do equipamento e o segundo do ensaio da música “hum”. Ambos foram feitos em minha camerazinha humilde,porém guerreira.
Semanalmente postaremos novidades desta importante fase de nossas vidas.
Abraço!
Raul Lanari
3 comentários:
Pots gria. Fiquei arrepiado com essa Hum ae.
Cacete de agulha, esse trem vai ficar bão!
Bons trabalhos ai galera!!
Concerteza vai ficar foda!!!
Abraço
Churupitas!
Postar um comentário